terça-feira, 19 de agosto de 2014

As escritoras que em outra vida tornarão-se princesas

     Comprei O Livro das Princesas por uma razão única: Paula Pimenta. Na época estava (e ainda estou) muito empolgada com a escrita dela, os livros dela, a vida dela, dos seus personagens,... Essas coisas todas! Então, eu disse para mim mesma que tinha que ler esse livro! Sou apaixonada por princesas e claro que quatro releituras modernas - uma antologia - não fariam mal a minha bagagem! E a "Mia Thermopolis" ainda nos diz umas palavrinhas na orelha do livro. 
     A proposta da editora Galera Record intimou duas brasileiras e duas estrangeiras:

Paula Pimenta e Patrícia Barboza.
Meg Cabot e Lauren Kate.



Título: O Livro das Princesas
Editora: Galera Record
Páginas: 287
ISBN: 9788501403254



     A Meg escolheu a história da Bela e a Fera. Transformando a nossa camponesinha em uma garota de 18 anos que se tornou modelo para ajudar nas despesas de casa, logo depois que a mãe falece. O pai da menina se casa de novo e vai para a lua de mel em um cruzeiro. Ele acaba levando a filha e a enteada também. Belle conhece um Sombrio Misterioso a bordo e tenta descobrir sua identidade.

Classificação: * * * *
Citação:
"Uma coisa é fantasiar. Recusar-se a enfrentar a realidade porque tem esperanças de algo que jamais existirá é outra inteiramente diferente."





     Sempre amei a história da Cinderela, minha princesa preferida! Juntou com a Paula Pimenta não há erro: romance e uma narrativa hipnotizante na certa! Cíntia é uma adolescente normal... Até que seu pai trai a mãe, arqueóloga trabalhando do outro lado do globo, e ela se muda para a casa da tia. Por convite do namorado da tia Helena, passa a ser DJ e no início leva só na diversão. Porém aos poucos, isso acaba se tornando uma profissão para ela. E a Cíntia Dorella começa a ser chamada de DJ Cinderela.
   
O pai a convida para a festa das meias-irmãs em troca de um favor. Mas, justamente nesse dia ela tem um compromisso importante: tocar nessa mesma festa como DJ e o pai não pode ficar sabendo. Ela vai fantasiada de bobo da corte, festa de 15 anos com o tema "Baile na corte", e conhece um garoto com um simples All Star. Mais tarde, ela troca de roupa, torna-se uma princesa e descobre que o garoto com quem ela acaba de conversar é Fredy Prince, o super popstar que assume o som da festa dali em diante.
     Ela esquece seu "sapatinho" com ele, quando saí correndo da festa sem avisar ninguém e ele cai da mochila. Ele, apaixonado, quer a todo custo devolver para Cíntia, mas a madrasta da nossa Princesa Pop, não deseja a felicidade para a filha de seu atual marido.

Classificação: * * * * *
Citação:
"Parece que finalmente o meu coração  está batendo no ritmo certo."
"Pop?"







     Não conheço nenhum trabalho da Lauren Kate e ela escolheu a história da Bela Adormecida. Como eu já tinha lido Princesa Adormecida da Paula Pimenta, acabei comparando as narrativas. Uma princesinha que não poderia cobiçar unicórnios e já caía num sono profundo? Pareceu período medieval para mim, como a Lauren desenvolveu a parte da Talia. Intercalando com a parte da princesa, Percy, um garoto que vai fazer uma excursão para Paris, a qual tinha planejado com a namorada, mas ela terminou com ele, está desanimado com essa viagem toda quando encontra um unicórnio! Ai meu Deus. Já dá para imaginar que é ele quem vai curar a Talia, não é? Achei que ter misturado unicórnios com a Bela Adormecida não deu muito certo. A Lauren fugiu um pouquinho do contexto principal, mas o amor salvou um pouquinho. Não posso deixar de falar que a Talia não passava nem perto da grandiosidade da Áurea de Princesa Adormecida.




Classificação: * * *
Citação:
"Talia significa o orvalho de Deus. O que poderia satisfazê-los mais do que o doce e suave orvalho de Deus?"




     A minha surpresa com esse livro foi a Patrícia Barboza. Nunca li nenhum livro dela, mas deu aquela vontade de sair correndo e procurar por eles... A "Pat" ficou com a Rapunzel e honrou todos os cabelos da história! Camila é uma adolescente que quer ser cantora e mora com a madrinha no alto da torre. Ops, desculpa. É no décimo segundo andar de seu prédio, com vista panorâmica para Copacabana. Ela tem um melhor amigo que a ajudou a criar uma página no youtube e o nome artístico Mila Tower! A madrinha dela, Laura, é super protetora e não sabe do talento da afilhada.
     Como toda boa Rapunzel, apelido que ela ganhou na escola, ela possui longos cabelos, pois Laura fez uma promessa quando Camila ficou doente de que se ela fosse curada, não cortaria os cabelos da menina até seus 15 anos. Te contei? Ela é fã da Katy Perry e faz covers dela! A Patrícia desenvolveu o conto muito bem e como toda "Princess Story", essa tem um final feliz!

Clasificação: * * * * *
Citação:
"Como eu fiquei com medo de ter perdido você..."
"Você nunca vai me perder. Nunca."






Ainda não leu? Gosta de princesas e histórias de amor?
Corra para a livraria mais próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário