sexta-feira, 17 de março de 2017

[Resenha] Novembro, 9 - Colleen Hoover

Oi gente, tudo bem?
Ano passado um dos últimos e melhores livros que eu li foi Novembro, 9 da Colleen Hoover. Minhas expectativas estavam no auge, pois já sei que com a autora o "clímax" vai além do que a gente pensa.

Título: Novembro, 9
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 352
ISBN: 9788501076250


Fallon é uma garota de 18 anos que aos 16, em um incêndio na casa de seu pai, teve metade do corpo queimado. Ela quase morreu, mas a carreira de atriz que ela tinha em Los Angeles foi por água abaixo. Ela sempre culpou o pai pelo acidente, que se responsabilizou, mas trata tanto a situação quanto a filha de forma desdenhosa.


Quando Fallon decide tomar um rumo na vida, no aniversário do acidente, 9 de novembro, ela se encontra com o pai em um restaurante para dizer que vai buscar seus sonhos em NY. Ele a trata da pior maneira possível e um garoto que estava sentado por ali escutando tudo fica perplexo e resolve fingir que é o namorado de Fallon, para a surpresa dela e do pai. A partir daí, os dois desenvolvem uma ligação típica de clichês, mas que vamos descobrir que é muito além disso. Eles prometem se encontrar todo 9 de novembro pelos próximos 5 anos, porém sem manter contato algum um com o outro. Ben, o escritor e intrometedor de conversas, estará escrevendo o livro da história deles e Fallon correndo atrás de testes. Mas a vida não é tão perfeita a ponto de deixar tudo correr do jeito que eles planejaram e claro que uma paixão já nasce ali.
A história é dividida em seis novembros, intercalando o ponto de vista do Ben e da Fallon. Pode-se achar a ideia parecida com Um Dia do David Nicholls, porém eles não mantém nenhum contato e a razão parte da mãe da Fallon.

Resultado de imagem para you'll never be able to find yourself if you're lost in someone else colleen hoover
Foto: (@lea.suero) "Você nunca poderá se encontrar se estiver perdido em outra pessoa"
Como ela se separou do pai da menina muito nova, ela acredita que entre os 16 e 23 anos são os anos onde as mulheres estão se descobrindo e aprendendo a amar a si mesmas. Fallon confia na mãe e leva isso muito a risca, contudo do mesmo modo que ela "se encontra", ela e Ben vão sofrer consequências.
A escrita da Colleen é maravilhosa, foi impossível soltar o livro e o desenrolar da história se deu de uma forma que me deixou mais encantada pela autora. Nunca consigo adivinhar os mistérios que ela guarda para o final, mas quem é esperto pode logo desvendar a carta que a Senhora Hoover tem na manga.
Não é só um livro de amor, mas também de relações familiares e o quanto isso influencia em peso nas nossas vidas. Ben e Fallon conquistaram meu coração. Eles não são o casal perfeito, estão longe disso, a mocinha esplêndida e o protagonista galã. Eles são maravilhosos com suas imperfeições, sem esse padrão de que todos são bonitos e magros. Cada um com suas razões do porquê essa data no calendário ser tão importante, e quando juntam esse quebra cabeça eu tenho certeza: não sei mais opinar sobre um livor preferido dessa mulher. Apaixonados por romance, palavras e com saudades do Will de Métrica, leiam esse livro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário